Sou obrigado a comprovar toda entrada e saída da minha conta pessoa jurídica sendo mei? - contabilidade

Contabeis

Sou obrigado a comprovar toda entrada e saída da minha conta pessoa jurídica sendo mei? - contabilidade"

Play all audios:

Loading...

Olá,  Gostaria de saber se preciso comprovar de alguma forma (e onde e como) toda movimentação que acontece na minha conta PJ associada ao meu MEI. Eu entendo a importância de manter as

contas CPF e CNPJ separadas e já tenho um bom controle para não misturar as contas do ponto de vista administrativo/gestão. Minha dúvida é puramente legal pois quero me certificar que estou

dentro da lei. A minha dúvida é sobre toda e qualquer situação onde não faz sentido emitir nota fiscal por parte da minha empresa (no caso de receita) nem por parte de quem recebe valores da

minha empresa (no caso de saída). Vou listar algumas situações de exemplo abaixo pra ficar mais claro: A) Se eu fizer uma transferência da minha conta pessoa física para minha conta pessoa

jurídica para, por exemplo, fazer a compra de algum item para investir na minha empresa. Preciso declarar esse valor na declaração anual de MEI (DASN SIMEI)? Se sim, isso seria uma receita?

Pois o valor não é oriundo de nenhum serviço prestado nem de produto vendido - até porque a transferência foi feita do meu próprio CPF para meu CNPJ.  B) Numa situação similar a anterior, se

eu receber uma doação ou investimento de algum CPF (diferente do meu) ou CNPJ (logo não tem Nota Fiscal pois não foi prestado serviço nem venda) em forma de depósito/transferência na minha

conta pessoa jurídica, isso também precisaria ser declarado na declaração anual? De que forma?  C) Compras que eu fizer com meu cartão de débito de pessoa jurídica: preciso sempre ter uma

comprovação fiscal? Ex.: se eu fizer compras de comida (num contexto onde faz sentido para a minha atividade profissional ou se eu quiser usar o caixa da empresa pra isso dentro de um

controle financeiro que faça sentido pra mim). D) Eu transferir valores da minha conta PJ para a conta de OUTRA PESSOA diferente do meu CPF. Por exemplo: se eu quiser transferir parte do

valor que está na minha conta pessoa jurídica em forma de doação ou pagamento para alguém que não emite nota fiscal. Ex.: algum prestador de serviço informal. Eu preciso declarar de alguma

forma essa saída que não tem nota fiscal ou comprovação formal? Agradeço desde já

Trending News

Áustria e mais 3 querem austeridade para ajudar países na UE

BRUXELAS, 23 MAI (ANSA) – Áustria, Dinamarca, Países Baixos e Suécia propuseram a exigência de “reformas” como contrapar...

“cacique mourão é a solução”, diz vice de bolsonaro após se declarar indígena ao tse

"Cacique Mourão é a solução", diz vice de Bolsonaro após se declarar indígena ao TSE » Conexão Política IMAGEM...

Melhor chef do mundo virá ao brasil durante jogos olímpicos

O chef italiano Massimo Bottura do Osteria Francescana, restaurante classificado como o melhor do mundo pelo ranking dos...

Governo cria conselho da federação para se articular com estados e municípios

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira 19, um decreto em que cria o CONSELHO DA FEDER...

Modelo brasileira morre após festa em iate de luxo em miami - o liberal

COTIDIANO Adriana Vieira, de 31 anos, foi vista pela última vez no dia 21 de setembro, quando saiu do barco para nadar, ...

Latests News

Público decide e mascotes dos Jogos Olímpicos de 2016 ganham nome

Na manhã desta segunda-feira (15), os mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 conheceram os se...

Sou obrigado a comprovar toda entrada e saída da minha conta pessoa jurídica sendo mei? - contabilidade

Olá,  Gostaria de saber se preciso comprovar de alguma forma (e onde e como) toda movimentação que acontece na minha con...

Emocionado, Ruschel fala em ‘milagre’ e projeta retorno aos gramados em 6 meses

ExploreSábado, 14 de Junho de 2025ENTRAREncontre matérias e conteúdos da Gazeta do PovoNotíciasSaberÚltimasEditoriaisVoz...

Agricultores do paraná propõem reduzir a produção em 30%

Produtores rurais do Paraná querem reduzir em 30% a área plantada no estado. Seria uma resposta ao Plano Safra 06/07 e a...

Moratórias. 39,3 mil milhões de créditos até final de abril

Desde outubro (46,9 mil milhões) que se tem assistido a uma redução mensal do montante de empréstimos em moratória. O mo...